top of page
  • Foto do escritorcaiobuzo

Quero ser DBA SQL Server, e agora?

Fala pessoal, quem ai nunca passou ou esta passando por dificuldades no início da carreira para conseguir se destacar, ser requisitado pelos recrutadores e chegar até a tão sonhada primeira oportunidade?


Pois é, eu também já passei por isso a muitos anos atrás. É claro que de lá pra cá muita coisa mudou, mas acompanhando principalmente o linkedin e tendo contato com recrutadores eu cheguei a 3 pontos que na minha opinião são extremamente importantes para que você possa conquistar o seu objetivo.


Especialidade - Definir um tema e ser especialista nele, é melhor aprender bem sobre um assunto do que saber vários de forma razoável.

Mentoria - Ter um mentor, alguém da área com experiência para te direcionar nos estudos e alavancar sua carreira.

Marketing Pessoal - Saber montar seu perfil de linkedin, com informações relevantes e diretas.


Para saber mais detalhes sobre esses 3 temas você pode conferir o vídeo no nosso canal do Youtube clicando aqui.


Agora o que muita gente tem dificuldade é com a requisitada experiência. Como comprovar experiência que é solicitada em 98% das vagas sem nunca ter trabalhado na área?

Uma boa alternativa é ter vivência em projetos mesmo que de forma acadêmica, mas que não são tão de nível básico.

Você pode pegar um tema que esteja estudando sobre SQL Server, realizar laboratórios e documentar o trabalho, montando como um portfólio. Esse material deve ser divulgado em seu perfil no linkedin, porém com uma descrição diferenciada, contando o que foi feito, quais foram os desafios e quais os diferenciais do que você fez.

Com o tempo, você terá uma série de atividades que mostram que você não apenas sabe a teoria como também de fato executar na prática.


Está em dúvida em como definir um tema? Na próxima semana vou iniciar um projeto onde irei compartilhar durante 21 dias dicas e orientações sobre um tema específico. Você pode começar por esse tema e de quebra aproveitar as dicas. (acompanhe nossas redes sociais).


Outro ponto é onde procurar, dificilmente uma empresa que não é de TI contrata direto um DBA SQL jr, são raros os casos, portanto o local onde você vai achar essas oportunidades são empresas que fornecem consultoria de SQL Server, ou seja, atendem vários clientes ao mesmo tempo e precisam ter profissionais de todos os níveis para executar as tarefas do dia a dia, desde as mais simples (que ficam com os JRs) até as mais complexas (que ficam com os mais experientes).


Avalie o seu cenário atual e faça os ajustes necessários, me conta aqui depois qual foi o resultado!


Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding

Até a próxima, tchau!

482 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page