top of page

Como é o SQL Server Express para o DBA ?

Fala pessoal, tudo bem? vamos aprender sobre como é administrar um ambiente sql server express?


Não é muito difícil encontrar empresas rodando seus sistemas de forma oficial no SQL express.


Essa edição que é a gratuita, roda essencialmente a Engine do SQL, o principal para se ter um banco de dados, porém, por ser uma edição apenas de entrada do produto, ela contém algumas limitações que para nós DBAs, podem impactar negativamente no dia a dia, precisamos estar atentos e buscar alternativas para resolver cada caso.


Existem 3 pontos que em conjunto podem motivar uma empresa a usar o SQL Server Express:


1- Banco de dados pequeno, sem projeção de rápido crescimento Uma das limitações é que cada database pode ter no máximo 10GB de tamanho, ( mas isso já foi mais reduzido, do sql 2008 para trás eram apenas 4GB), se a empresa sabe que o banco começa com 100MB e vai crescer em média 1 GB por ano, ela teria ao menos 9 anos até atingir esse limite.

2-Pouquíssimas conexões simultâneas Uma das métricas base de consumo de memória por usuário conectado no banco é que cada um consome 100MB, isso vai variar de aplicação para aplicação mas, essa forma de calcular sempre está de acordo com a realidade. O SQL Express utiliza no máximo 1GB de memória na instância, portanto levando em conta que 1 usuário são 100MB, teríamos uma limitação de 10 usuários simultâneos para ter um desempenho aceitável, se esse número limite não for respeitado, o SQL continua funcionando normal porém vai começar a perder performance.

Vamos para uma aplicação em nosso dia? Pense na quitanda do seu Zé, com um computador no caixa e o outro na administração, terá no máximo 2 conexões juntas. Ou até mesmo pequenas empresas, recordo de ter prestado consultoria em uma empresa de embalagens aqui na minha cidade, havia cerca de 8 funcionários entre administração, financeiro, compras e o dono da empresa, os demais colaboradores não usavam o computador.

3- Reduzir custo do projeto Levando em consideração que as licenças do SQL Server são vendidas em dólar, a situação fica ainda pior aqui no Brasil, isso pode inviabilizar muitos projetos para micro, pequenas e em alguns casos até para empresas de médio porte. Não faz sentido pagar milhares de reais para usar um banco minúsculo, ou usar em um ou dois computadores. Uma loja de roupas pode comprar um sistema que custa R$1000,00, só que para instalar ele precisa comprar a licença do SQL que custa, a opção mais barata mais de R$2500,00. Para esses cenários essa edição express pode viabilizar os projetos. Diante desses cenários, você pode estar se perguntando...Se a empresa optar por usar o SQL Server Express, qual impacto no trabalho de um DBA?

O principal impacto e limitação é não ter o SQL Agent, sem ele adeus automatização de rotinas como backup, manutenção preventiva e acompanhamento de contadores. Outros pontos como controle do consumo de memória (dentro do 1GB que ele usa no máximo) existe uma divisão entre cache de dados, cache de plano de execução e cache de procedures; como a memória é baixa, você deve acompanhar mais de perto esses indicadores para evitar problemas maiores de desempenho.

Outra situação de controle é o tamanho do banco, é necessário ter um monitoramento muito mais ativo para prever um crescimento e evitar de parar o banco porque atingiu o limite, isso inclui processos de eliminação de dados mais antigos, caso seja necessário e possível.


Mesmo com a falta de ferramentas o DBA SQL precisa se esforçar para entregar um resultado que seja favorável a realidade do cliente.


Quer uma boa notícia? O DBA da adeus a automatização com o Express, mas isso somente de forma nativa do SQL. Existe uma maneira de fazer essa automatização de rotinas e tarefas administrativas para esses casos. Por essa você não esperava não é?!?!


Quer saber como? Vou colocar isso no próximo post aqui no blog, fique ligado!


Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding


Até a próxima, tchau!

253 visualizações0 comentário
bottom of page