top of page
  • Foto do escritorcaiobuzo

Como configurar o SQL SERVER em container docker

Fala pessoal, no post de hoje vou falar do SQL Server rodando em um container no Linux. A uns posts atrás eu falei sobre como instalar o SQL Server no Linux (você pode ver aqui), pra complementar o assunto e também para abordar um conceito que esta super em alta (container), preparei esse post, afinal o DBA precisa conhecer as possibilidades e saber trabalhar em qualquer circunstância.


Para alguns o container é a evolução da VM, eu concordo em partes, mas vejo que temos funções específicas para cada um deles ainda. Em muitos casos serão usados em conjunto, você tem uma VM, instala o docker e sobe os containers.


A diferença surge no número de camadas, enquanto na VM temos o hardware >> Sistema operacional >> Software de virtualização >> VM, no container temos hardware >> Sistema operacional >> Containers.

O ponto principal é que enquanto na VM ela contém um sistema operacional completo ou seja, o host tem um SO e a VM também tem um inteiro (se eu tiver 4 VMs, cada uma delas terá um SO completo), no container apenas o host tem o SO e cada container contem seus binários e bibliotecas específicas para o seu uso (se eu tenho 4 containers eles compartilham do kernel do sistema operacional do host). Nisso se ganha recurso de hardware e também economiza em licença de SO.


Nessa aula eu explico mais sobre o assunto, instalo o docker em uma máquina Linux e crio containers para o SQL Server. Você vai ver que não é difícil, tem suas particularidades mas com esse passo a passo você será capaz de criar os seus containers SQL Server.


Se você esta começando seus estudos na área de banco SQL Server, pretende se tornar um DBA é muito bom que conheça esse tipo de processo pois te ajuda a se diferenciar, não é um tema "júnior", mas como você viu não é nada de outro mundo também, e pra quem já esta na área mas não atua com Linux, por exemplo, e em consequência com container é uma forma de se atualizar.

Gostou do post? Deixe o seu comentário!


Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding


Até a próxima, tchau!


290 visualizações0 comentário
bottom of page