top of page

Ciclo de vida de uma query (SQL Server) - Parte 1

Fala galera, tudo bem? Feliz ano novo a todos nós, desejo um 2023 abençoado a você e sua família! Estou começando uma serie de posts sobre o Ciclo de vida de uma query no SQL Server. Sabe aquela situação que você sabe o que acontece mas não faz a mínima ideia de como ela acontece? Na minha visão esse é um dos principais problemas na formação de profissionais, "faz aí e depois você entende o que esta acontecendo". Muito melhor saber o que esta fazendo, saber o que esta acontecendo, você fica muito mais confiante e seguro na atividade, sem contar que se der algum problema você sabe por onde começar a corrigir ou ao menos onde olhar para identificar o que esta ocasionando o problema.


Nessa serie então, vou trazer informações muito relevantes para você que esta na caminhada para ser um DBA SQL Server Jr ou que esta começando a sua transição de carreira e quer começar já da forma mais segura, pela base!


Nós vamos percorrer todo o caminho da imagem abaixo, em cada post vou te explicar sobre um dos componentes do ciclo de vida de uma query no SQL Server.


Vamos iniciar pelo Protocol layer.

Ele é o início e o fim do processo de execução de uma query. Vamos fazer uma analogia com um restaurante, você acabou de chegar e se acomoda em uma mesa. Logo após, você analisa o cardápio e então chama o garçom para fazer o seu pedido: "um Boeuf Bourguignon, por favor!". Nesse momento quando o garçom sai da mesa, muito provavelmente você não faz a mínima ideia de como o seu prato vai ser preparado (já esta pronto é só aquecer? vão preparar o molho agora? e o "tompero"? hehe), o que você espera pela menos é que daqui alguns poucos minutos o garçom entregue um belo Boeuf Bourguignon na sua mesa.

Dentro dessa "camada de protocolo" temos o componente chamado SQL Server Network Interface (SNI - que faz o papel do garçom), ela conta com um protocolo chamado TDS (tabular Data Stream) que fica responsável por receber o pedido da aplicação (uma query como um SELECT, por exemplo) e encaminhar para a próxima etapa do processo, no final de tudo, quando a query for retornar para a aplicação os dados que o SELECT retornar, é esse mesmo protocolo que fica responsável por devolver os dados para o sistema (assim como o garçom de entregar o prato na sua mesa).


Sabe aquela expressão "client/server" ou "cliente/servidor", que é usada para explicar a arquitetura de uma aplicação? O SNI é o responsável por isso, ele que permite receber as solicitações dos "clients" das aplicações e depois no final devolve pra eles o que foi solicitado.


No próximo post vamos avançar para a segunda etapa do processo!


Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Grupo VIP Telegram: DBA On boarding

Youtube(vídeos novos todas as quartas): DBA On boarding

Face & Instagram(conteúdo diário): DBA On boarding


Até a próxima, tchau!

512 visualizações0 comentário
bottom of page